Escola João Matheus Barbora realiza aula de campo
A AULA CONTOU COM A PRESENÇA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: 7º ANO “A” E 9º ANO “A” E DO ENSINO MÉDIO 2º ANO “A”, CERCA DE 80 ALUNOS ESTAVAM PRESENTES, ALÉM DA GESTORA ROSIMEIRY FERREIRA DA SILVA MARIN, OS COODERNADORES JOSÉ JOÃO MARIN E ROSELY OSSUNA DE SOUZA E UM GRUPO DE PROFESSORES. A AULA FOI MINISTRADA PELAS PROFESSORAS ROSELHA BORGES DE PAULA, MÁRCIA CRISTINA BOLDRIN FAEZ, CRISTINA DE OLIVEIRA, MARIA RITA DA SILVA E NELMA ALVES DE ARAÚJO DENTRE OUTROS.
OBJETIVO DA AULA: PROMOVER A COMUNIDADE ESCOLAR E SOCIEDADE UMA REFLEXÃO SOBRE A REAL SITUAÇÃO DO RIO PRATA E SUA CACHOEIRA E AS CONSEQUENCIAS SÓCIO-AMBIENTAIS DE SUA DEGRADAÇÃO, ENFATIZANDO SUA IMPORTANCIA PARA A VIDA NATURAL E A PRÓPRIA HUMANIDADE.
QUESTIONAMOS TAMBÉM AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CONSTRUIR PCH’s NO RIO PRATA.
NESTE DIA TIVEMOS UM CRONOGRAMA COM OS SEGUINTES PONTOS DE PARADA:
1ª PARADA: NA PONTE DO RIO SÃO LOURENÇO, SEGUINDO PELA ESTRADA COM PARADAS PARA VISUALIZAR SE HÁ VESTIGIOS DA VEGETAÇÃO NATIVA (CERRADO) DE NOSSA REGIÃO.
2ª PARADA: NA PONTE DO RIO PRATA PARA OBSERVAR A MATA CILIAR E DEPOIS NAS EXTREMIDADES DA CACHOEIRA DIVIDIU-SE EM TRÊS GRUPOS PARA LIMPEZA DO LOCAL E CAMINHADA POR TRILHAS.
3ª PARADA: A CACHOEIRA DO PRATA, FORAM COLOCADAS VÁRIAS LIXEIRAS E PLACAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. OS ALUNOS TROCARAM EXPERIÊNCIAS COM RELATOS DO QUE OBSEVARAM E ENCOTRARAM PELO CAMINHO, PRINCIPALMENTE O LIXO. A ALUNA CAROLINA BOLDRIN FAEZ, DO 9º ANO “A”, CITA O QUANTO FICOU INDIGNADA COM O LIXO ENCONTRADO, OBJETOS ABSURDOS QUE JAMAIS IMAGINAVA ENCONTRAR, A MESMA ENFATIZOU QUE DEVEMOS CUIDAR MAIS DESTE AMBIENTE.
Fonte: +JMBWEB