Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Campanha Quem Ama Cuida Retirou Uma Tonelada De Lixo Da Cachoeira Do Prata No Final De Semana

Campanha "Quem Ama Cuida" retirou uma tonelada de lixo da Cachoeira do Prata no final de semana

Créditos: Angela Rosa

Na ação ambiental “Quem Ama Cuida” foi retirado da natureza cerca de uma tonelada de lixo espalhado pelo complexo turístico Cachoeira do Prata.  A campanha de conscientização, realizada no domingo (19) contou com a participação voluntária dos integrantes do Projeto Rondon (FAE Centro Universitário e Universidade de Taubaté – Unitau), da Prefeitura de Juscimeira, secretaria de assistência social, dentre outros servidores.

Com água transparente e muito verde, o lugar é ideal para a contemplação da natureza e renovar as energias, mas infelizmente vem sendo mal freqüentado por pessoas que além de poluir com lixo jogado em qualquer lugar, aos finais a disputa de sons automotivos tira a esperança de ouvir um canto de pássaro ou barulho das quedas d água e corredeiras.

Se tudo que foi recolhido durante a ação “Quem Ama Cuida” estivesse em bom estado daria para montar no mínimo uma mercearia. Tinha garrafas pet, copos descartáveis, vidros, latas e garrafas de cerveja, de refrigerantes, embalagem de salgadinhos industrializados, chinelo, frauda descartável, roupas, resto de cigarro, tijolos, sacolas plásticas, preservativo, embalagem de xampu, de detergente, etc.

Para o professor José Felício Goussain Murade, da área de comunicação social da Universidade de Taubaté, a limpeza das margens da cachoeira foi um gesto concreto do slogan que os rondonistas criaram para a ocasião “Quem Ama Cuida!”, os quais através desta ação simbolica de conscientização pretendem ver concretizado e multiplicado por todos que freqüentam o lugar.

“A cachoeira do Prata é um lugar lindo, um cartão postal. Ela recebe centenas de pessoas de Juscimeira e de outras cidades. Todos dizem que amam a cachoeira, mas não cuidam do local. Jogam lixo em qualquer lugar”, ressalta Felício.

Os visitantes que divertem e desfrutam das sombras e da água fresca são os mesmo que deixam resíduos sólidos por todas as partes, ascendem fogueiras, cortam galhos da vegetação ciliar para armar sua lona e fazer barracas. Em cada clareira tem uma churrasqueira feita com pedras tiradas do local ou buracos no chão.

A universitária Amanda Marques Bitencourt, que está formando em Engenharia Ambiental e Sanitária na FAE Centro Universitário-Curitiba/PR, foi uma das voluntárias da campanha “Quem Ama Cuida” alertou que muitos dos resíduos recolhidos na ação levam até 100 anos para se decompor como é o caso da latinha de cerveja.

“A população e visitantes do espaço devem exercer a coleta seletiva e principalmente, a reutilização de materiais, que cada pessoa leve seu lixo para casa para descartá-lo corretamente (na falta de uma lixeira no local). É importante ressaltar que estes resíduos podem também serem vendidos, a latinha de alumínio, por exemplo, custa em média R$ 4 o quilo”, finaliza a rondonista.

Após colocar tudo que foi retirado do espaço turístico, o prefeito Valdecir Luiz Colle e o secretário Cássio Crepaldi com o suporte de um caminhão caçamba recolheram os sacos com os lixos, depositados pela equipe voluntária de limpeza, em vários pontos ao longo da estada que de acesso à cachoeira. A secretária de Assistência Social, Keli Paniago também recrutou sua equipe que colocaram a mão no lixo em prol do meio ambiente.

Publicado em 24/07/2015

Fonte: Assessoria de Imprensa - Pref. Mun. Juscimeira

Clique na Imagem para Ampliar!