Fale conosco

(66) 3412-1644

Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Juscimeira Define Conselho De Plano Diretor Participativo

>> Notícias

Para mais informações: contato@camarajuscimeira.mt.gov.br

Juscimeira define conselho de Plano Diretor Participativo

O debate, promovido pela Equipe Técnica além da presença de representantes de vários segmentos da comunidade, contou também com a presença de técnicos do instituto IAGUA.

Créditos: Divulgação / Reprodução

Com finalidade de concluir a segunda etapa do desenvolvimento e implantação do Plano Diretor Participativo (PDP) de Juscimeira, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, reuniu a Equipe Técnica e vários representantes da comunidade juscimeirense, entre eles, representantes do poder legislativo, na Câmara Municipal, no sábado, 16, para um melhor entendimento melhor do que é o PDP e a escolha dos nomes de representantes da comunidade que irão integrar o Conselho Gestor.

Segundo engenheira Silvia Batista do instituto IAGUA, os municípios que receberão seus PDPs, elaborados pelo IAGUA com a participação da população local, são os que serão impactados pela obra de instalação da Linha de Transmissão Coletora Porto Velho - Araraquara, que será realizada pelas empresas Interligação Elétrica Madeira S.A. e Norte Brasil Transmissora de Energia S.A.

Durante a reunião, os técnicos do IAGUA explicaram que o Plano Diretor fará um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, apresentando um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento sócio-econômico e futura organização dos usos dos espaços do solo urbano, das redes de infra-estrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal. Silvia Batista elogiou a participação da comunidade de Juscimeira no debate envolvendo a criação do PDP afirmando que “sem a participação popular é impossível a elaboração do Plano”.

Para o empresário Pablo Marimon de Borba Fernandes, da Vale Expedições - Operadora de Turismo de Aventura e Ecoturismo, “para o empresariado local é fundamental a criação deste plano diretor, porque além de levantar os problemas, aponta soluções e cria o espaço necessário para a descoberta das potencialidades, que realmente é o fundamental, visto que na Juscimeira de hoje está faltando uma identidade. Através destas potencialidades vai se descobrir esta identidade o que dará um horizonte para o município, inclusive organizando adequadamente o trade turístico”.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Silvanei Pereira Correia Cavalheiro, presente na reunião, viu com satisfação a participação da comunidade no debate durante a reunião. Segundo a vereadora “é o poder legislativo que aprova as leis a serem aplicadas no município. A presença da comunidade neste debate, indicando os problemas e propondo soluções, irá contribuir para um melhor discernimento do vereador sobre qual é a vontade da comunidade na hora de votar os projetos que irão fazer parte do PDP. Além disto, a participação da comunidade organizada no Conselho Gestor, juntamente com os vereadores irá fortalecer  o surgimento de uma identidade através da qual possamos trabalhar o que realmente venha contribuir para o desenvolvimento econômico-social do nosso município”, afirmou a vereadora.

O Conselho Gestor do Plano Diretor Participativo de Juscimeira será composto representantes dos clubes de serviços, Igrejas, maçonaria, associação de moradores e representantes do comércio,  juntamente com os vereadores do município que são membros natos do Conselho. Segundo Cassio Crepaldi, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, os distritos também terão seus representantes. Cassio informou ainda que todos os integrantes do Conselho Gestor são voluntários e não receberão nenhum pagamento pelos serviços prestados como conselheiros.
Além do secretariado municipal e da vereadora Silvanei, também participaram da reunião os vereadores; José Wilson, Marlucio, Ozeas (Preto) o professor Carlão.

Publicado em 21/03/2013

Fonte: Ascom / Prefeitura de Juscimeira


Últimas Notícias

2023 © Portal Oficial da Câmara Municipal de Juscimeira - Mato Grosso - CEP: 78810-000